Apresentação

O Congresso Ibero-americano de Estudos Territoriais e Ambientais (CIETA) tem por objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de países latino-americanos e ibéricos para a discussão da produção geográfica contemporânea.

O primeiro evento surgiu em 2003 por iniciativa de colegas da Universidade de Morelos (México) e do Instituto de Geografía Tropical (Cuba). Os I e II CIETA, organizados pelo Departamento de Geografía da Facultad de Arquitectura y Urbanismo, foram sediados em Cuernavaca (México). O III CIETA foi realizado em Acapulco (México) em 2008, sob a direção da Unidad de Ciencias de Desarrollo Regional (UCDR) da Universidad de Guerrero. O IV CIETA foi organizado pela Universidad de Mérida (Espanha) em 2010. O V CIETA, realizado em Havana (Cuba) em maio de 2012, teve como organizador o Instituto de Geografía Tropical.

Este ano, o VI CIETA acontecerá entre os dias 8 e 12 de setembro no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Nesta ocasião, o evento visa dar continuidade à reflexão sobre as principais questões que a contemporaneidade nos impõe. As grandes mudanças históricas criam problemáticas novas ou renovam as já existentes, estimulando o diálogo interdisciplinar. Processos territoriais e ambientais novos (ou renovados) que exigem o contínuo repensar da geografia – tanto na sua prática quanto em sua concepção. Um desafio que se torna importante para melhor
compreender e explicar a concretude do mundo.

Eis a proposta para aproximar, neste evento, geógrafos e outros profissionais ibero-americanos, por meio de prismas diferentes e complementares. Sabemos que o trabalho intelectual não avança apenas na solidão, mas também nos encontros, reencontros e debates.

Esperamos vocês em São Paulo!

E-mails e comunicação com o congresso

A comunicação dos pareceres dos trabalhos foi realizada por e-mail, bem como toda a comunicação entre a Comissão Organizadora e os participantes.

Percebemos que alguns usuários (especialmente de e-mails @hotmail.com e @outlook.com) estão enfrentando problemas no recebimento, pois as mensagens estão caindo na pasta de SPAM ou "Lixo Eletrônico".

Por gentileza, verifique essa pasta caso não tenha recebido a comunicação do congresso.